top of page
  • Foto do escritorAntonino de Sousa

o galo orgulhoso

Numa quinta haviam imensas galinhas, mas só havia um galo. Esse galo era conhecido entre as galinhas por ser poderoso, bravo e orgulhoso.


Houve um dia que o fazendeiro trouxe um galo novo para a sua quinta, mas o galo velho não gostou da presença daquele galo mais novo. Começou a olhar com maus olhos para o galo novo e não gostava nada da amizade que aquele galo estava a criar com as galinhas.


Passaram-se alguns dias e nenhuma palavra fora trocada entre o galo velho e o galo novo.

Um dia, já em desespero e cheio de ciúmes, o galo velho foi ter com o galo novo e com um tom bruto quis expulsar o galo novo daquela quinta.


O galo novo bem tentou explicar que estava ali porque o dono da quinta o tinha trazido e que procurava paz, que não estava a disputar o lugar de ninguém e não se queria meter na vida do galo velho.


O galo velho, orgulhoso, tanto insistiu para o galo novo sair daquela quinta que o galo novo se escondeu tristemente num canto da quinta com medo do que o galo velho lhe poderia fazer.

Quando percebeu isso, o galo velho encheu o peito, cheio de orgulho e dizendo a todos que quem mandava naquela quinta era ele.


Então foi a cantar pela quinta e a dado momento saltou para cima do muro da quinta para que o seu cantar se ouvisse bem ao longe.


De repente, lá em cima andava a voar uma águia que ao ouvir aquele belo canto pensou no que iria almoçar. A águia fixou o olhar naquele galo velho e cheio de orgulho e voou em direção dele… e o resto da história você já sabem.


Queridos amigos, deixemos de lado o orgulho, porque o orgulho não nos leva a lado nenhum e por outro lado valorizemos a simplicidade de vida.

A humildade é:

> acreditar mais no serviço do que no poder;

> acreditar que a nossa vida pequena pode transformar a vida do outro;

> acreditar que brilhamos quando queremos dar a vida aos outros;

> acreditar que nas coisas simples e pequenas podemos encontrar tanto sentido para a vida.





80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

quaresma

Commentaires


bottom of page